sábado, 21 de maio de 2016

Começar a conhecer Portugal...

As nossas primeiras férias "saltitonas..."
Combinámos que todos os dias íamos conhecer um lugar novo e que vamos começar a apresentar Portugal aos nossos pequenos...
Será que eles colaboram? Será que eles vão gostar? Vai-nos tornar mais unidos?
A única certeza era a de que o entusiasmado era geral...
Assim, fui ao meu bloco de notas, e fui rever alguns lugares que queria conhecer e que ali apontei.
Com as malas feitas, depósito cheio, mapa na mão e máquina com a bateria carregada arrancámos para a aventura.
Eu, aliás, e como sempre, estava muito empolgada, queria ir a todo a lado onde nos fosse possível...


Nós em Peniche

Primeira paragem...Beber um café muito rápido em  Peniche...
Tão rápido que só deu para tirar uma daquelas fotos de família...
Peniche é aqui tão perto, teremos mais tempo lá mais para a frente para fazer uma reportagem fotográfica.

Tínhamos que fazer o check-in num apartamento em São Martinho do Porto. Aconselharam-nos ir até lá, que era um sitio muito agradável, ainda mais com crianças... Onde poderíamos esquecer o carro e fazer tudo a pé. A ideia agradou-nos de imediato!
Um parque infantil na praia, um mercado simpático bem perto do apartamento... São Martinho revelou-se ser o sítio perfeito para quem procura descanso.



A praia com água bem fria, com um extenso areal, perfeito para uma caminhada ao final do dia...


São Martinho do Porto


A vista do nosso apartamento ao anoitecer...


Brincadeiras... 


A vista da Gruta de São Martinho do Porto 


Ainda a vista da Gruta de São Martinho do Porto 


O parque infantil no areal da praia...excelente ideia!

O final da tarde em São Martinho do Porto, é algo único!



  
Pessoalmente, adorei São Martinho do Porto...


E eles também gostaram...



 Nós em São Martinho do Porto

Ali bem perto (cerca de 16 km), ainda demos um saltinho até à Foz do Arelho...


Foz do Arelho

Foi a vez de irmos conhecer a Nazaré...
O Vitor já tinha conhecido com os pais, eu ainda não!
Primeiro fomos até ao areal brincar um bocadinho com a areia...


Brincadeiras na praia
 

A alegria de estar na praia!


A vista do miradouro da Nazaré


Ainda no miradouro...

Igreja Nossa Senhora da Nazaré

O calor começou a apertar, e continuámos na nossa descoberta, desta vez com uma curta paragem em Leiria para ir conhecer o Castelo e a história da princesa Zara que a Renata tanto gostava de ouvir.


A explorar o castelo...


Vamos até à Torre de Menagem...

Exposição de armas de guerra...


Mais armas...



A vista sobre Leiria...

Lá em baixo o estádio colorido...


Um encontro inesperado em Leiria!

Próximo ponto para parar e descansar um bocado: Figueira da Foz.
Estadia no Farol Cabo Mondego, com uma vista fenomenal para um mar infinito...
Adorei percorrer a pé a zona da Marginal ...
Adorei o rodízio de peixe na Casa do Sporting...
O Alojamento no farol acabou por revelar-se um pouco desconfortável, e assim encurtámos a estadia na Figueira da Foz, arrancando um dia mais cedo que o previsto...


A vista do Farol Cabo Mondego

A Renata estava contente de ficar ao pé do Farol...


A casa onde ficámos, ao lado da casa do faroleiro...
 

A vista do quarto... 

A vista... 

Adorei percorrer a marginal... a pé, claro!

Relativamente perto tínhamos o Castelo de Montemor - o- Velho que merecia uma visita...A lenda das arcas intrigava-me...contam os antigos que no Castelo de Montemor encontram-se duas arcas enterradas, uma cheia de ouro e outra com peste...ouvi-a a história desde pequena...Tinha de lá ir!
Na altura foi o castelo que mais tinha gostado!
Uma vista tão bonita, daquelas que ficamos parados a admirar e que nos perdemos no tempo...


O castelo visto de longe...


Pormenores... 

Uma vista "arrumadinha"...


Explorar o Castelo... 

A contar a história à Renata que me tinham contado outrora a mim...


Harmonia de cores... 

Continuar a explorar...Pai e filhos...


Esperem por mim!...


Brincadeiras...

Continuamos a subir, e "tropeçámos" em Aveiro...
Ficámos encantados!
Avancámos para uma pequena volta a pé, e prometemos uma visita com mais tempo...


Prometido um passeio no moliceiro para a próxima visita


Aveiro merece um regresso, sem dúvida! 


Catedral de Aveiro

Seguir viagem para um sitio por mim muito aguardado...
"Vais gostar daquilo, sem dúvida, não deixes de ir lá se estiveres por perto...", tinham-me aconselhado alguns meses atrás...
E tinha apontado no meu bloco: Costa Nova, tenho de ir conhecer!
E fui!


Um encanto!


A praia bastante ventosa...


Tudo colorido! 

Uma avenida encantadora!


Costa Nova 

Registo para mais tarde recordar...

Muito castiço!Adorei!


Originalidade!


Diferente hem?

Impossível deixar de ir às Termas...
Uma vez que os sogros estavam lá, aproveitámos para ir lá dar um beijinho! 


Um cheirinho a Natureza...


Apreciar...

Brincadeiras...

Altura de começarmos a pensar no regresso...
Não é fácil...
Mas ainda fomos dar um salto a Guarda!


A foto de família  

A minha exploradora 

Só me vem uma palavra à cabeça: Majestoso!

Estas foram as nossas primeiras férias "saltitonas", como eu as chamava.
Descobrimos o que nos agradava e o que nos enchia a alma: explorar, conhecer, jamais parar...
Os miúdos alinhavam em tudo...
É altura de começarmos a criar o nosso "álbum de viagens"...e enchermos a bagageira de recordações e momentos...
O nosso país transpira beleza, cultura, natureza, paixão e um universo sem fim de palavras ... 
Posso ser uma tontinha, uma estou completamente apaixonada pelo nosso país...!!...



Sem comentários:

Enviar um comentário